Celular brasileiro no exterior sem depender do roaming internacional

Conheça a lei que limita 40% dos ingressos para meia-entrada
27 de março de 2018
Direito do consumidor: o que fazer quando receber muitas ligações de cobranças?
5 de abril de 2018

Celular brasileiro no exterior sem depender do roaming internacional

Este post foi escrito pensando em ajudar as pessoas a conseguirem manter o mesmo número do celular brasileiro no exterior sem o pagamento de roaming internacional. Até porque, além desse roaming custar uma fortuna, ele costuma ter apenas 10MB de franquia, e sabemos que isso não é o suficiente nem para consultar um mapa online e saber como chegar ao local onde estará hospedado.

Para ajudar, montamos um passo a passo de como redirecionar as ligações para poder atender no exterior, pagando menos por isso. Basta seguir algumas dicas que detalhamos abaixo, que podem ser muito úteis a você que irá visitar outro país em breve.

1- Programe encaminhamento de chamadas

Ativando a transferência de chamadas para o seu número do Skype, você ira conseguir acessá-lo de qualquer lugar, basta ter uma conexão de internet ou Wifi. Para configurar é simples. Se sua operadora for a Vivo, por exemplo, basta digitar *21*NúmeroDoSkype# e CHAMAR para ativar o redirecionamento de chamadas.

É muito fácil adquirir um número de telefone do Skype, este pode ser feito via contrato de 3 a 12 meses. Saiba quanto custa esse número diretamente no site do Skype, de acordo com o país que você irá visitar, mas já adiantamos que sai muito mais em conta.

2- Ao embarcar no aeroporto

Retire o seu chip brasileiro do celular. Assim, quando você desembarcar, não corre o risco do seu chip entrar em roaming internacional e, já que estamos buscando economia, é melhor não correr o risco de, após várias horas de voo, esquecer que o chip não foi removido.

3- Quando chegar ao país de destino

Ao desembarcar, compre um chip do país onde você estiver e o instale no seu celular. Em todos os aeroportos existem inúmeros estandes de operadoras diferentes; explique ao vendedor que você precisará de um chip para internet e procure um pacote que irá atender ao período em que você ficará no país. O preço costuma ser de €20 para 4G  + ligação local e celular da mesma operadora de graça — importante para usar mapas sem depender de Wifi e para falar de graça com quem estiver viajando junto.

Uma dica muito importante: ao acessar o WhatsApp, não registre com o número novo; mantenha o antigo para preservar seus contatos e grupos existentes.

4- Encaminhe as chamadas do Skype para seu número novo

Programe encaminhamento de chamada do Skype para o seu número novo. É muito fácil, e pode ser feito pelo próprio site do Skype, além de poder vincular até 10 números à sua conta. Dessa forma, você poderáreceber telefonemas de diversas localidades, com o custo de uma ligação para celular. Quem é cliente Microsoft Office 365 tem 60 minutos por mês de graça.

5- Pronto!

Agora, quando alguém te ligar no número do celular brasileiro no exterior, você irá atender no número novo. A pessoa não percebe que você está fora do país e você não leva um susto quando receber sua conta na volta ao Brasil.

E, quando os usuários da Vivo que habilitaram o redirecionamento de chamadas voltarem ao país, basta digitar #21# e CHAMAR para que a operadora desprograme a transferência de ligações para o seu celular, que volta a operar como antes.

Outra dica é que o Skype disponibiliza uma secretária eletrônica (chamada Pâmela). Assim, quando estiver entre uma viagem e outra, ou mesmo quando estiver impossibilitado de atender suas chamadas, ela avisa que você está ausente e registra seus recados, que serão enviados para o seu endereço de e-mail.

Gostou das nossas dicas de como usar seu número de celular brasileiro no exterior sem depender de roaming internacional? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *